Salve Jorge! Viva Jorge! Jorge´s birthday

Salve Jorge! Viva Jorge! Jorge´s birthday

Salve Jorge! Viva Jorge! Jorge´s birthday

 

Por Jota Junior.

As comemorações pelo dia de São Jorge sempre mobilizaram milhares de fiéis pelo Rio de Janeiro e pelo mundo afora. O ‘Santo guerreiro’ é conhecido por arrebanhar seguidores que não medem esforços para cultuá-lo, e desta vez não foi diferente, foram milhares de pessoas, que se deslocaram de diversos lugares, para mostrar ao Santo, o tamanho da sua fé e devoção.

Nas missas que aconteceram várias vezes durante todo o dia, devido ao grande número de fiéis, as igrejas não comportaram, e nem todos conseguiram entrar, e muitas pessoas ficaram na rua, acompanhando a celebração através de caixas de som. Sem se importar, os devotos vibravam aos gritos de “Viva Jorge”, “Salve Jorge”. Devido ao fato, em muitas paróquias as missas passaram a serem celebradas na rua.

Numa mistura de fé, devoção e festa, houve queimas de fogos, churrascadas, batucadas. Fiéis se reuniram num ato de fé e agradeceram ao santo pelas graças alcançadas, e oraram pela tolerância religiosa.

Gilberto Gil diria com o seu olhar observador e poético: “Olha lá vai passando a procissão, se arrastando que nem cobra pelo chão…” Realmente a procissão é um momento indescritível, só quem estava lá poderá traduzir, e assim mesmo, de forma aproximada. Como descrever o Santo Guerreiro, seguido de milhares de pessoas: velhos, moços, crianças, inclusive cadeirantes, vestidos com as roupas de Jorge, predominantemente vermelhas, carregando velas de todos os tamanhos e cores, acesas, por várias ruas da cidade, além de fitas, imagens de santos e muita fé e agradecimentos ás conquistas alcançadas.

Outro grande mérito da fé, que alguém poderia dizer ser até um milagre, é que o dia 23/04, dia de São Jorge para os católicos e demais devotos, também é dia de Ogum para o Candomblé. E os rituais afros, os afoxés, balés afros, assim como as comemorações católicas, transcorreram em perfeita harmonia e tolerância. Uns saldando São Jorge Guerreiro, outros saldando Ogum Guerreiro. E viva a tolerância religiosa.

Como o que está bom pode ficar ainda melhor, nossos poetas nos brindam com verdadeiras pérolas. Veja o que diz Jorge Bem Jor em Jorge da Capadócia: “Jorge sentou praça na cavalaria e eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia, eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge, para que meus inimigos tenham pés, não me alcancem…”.

Seu Jorge em Alma de Guerreiro – Tema da novela Salve Jorge: “Jorge vem de lá da Capadócia montado em seu cavalo, na mão a sua lança. Defendendo o povo do perigo, das mazelas do inimigo, vem trazendo a esperança…”.

Zeca Pagodinho em Pra Jorge: “Vou acender velas para São Jorge, a ele eu quero agradecer, e vou plantar comigo-ninguém-pode, para que o mal não possa então vencer…” E continua, agora homenageando Ogum: “Ogum com sua espada, sua capa encarnada, me dá sempre proteção, quem vai pela boa estrada, no fim dessa caminhada, encontra em Deus perdão”.

Aldir Blanc com Maria Bethânia complementa tudo com: “Fica ao meu lado São Jorge Guerreiro, com tuas armas, teu perfil obstinado, me guarda em ti, meu Santo Padroeiro”.

Que os nossos santos guerreiros vençam todos os dragões. Os dragões das maldades, das hipocrisias, das imoralidades, das injustiças sociais, da cobiça dos homens e mulheres que muitas vezes se dizem de boa vontade, e até o diabo disfarçado, que muitas vezes permitimos que habite em nós.

Acesse os links abaixo e assista aos vídeos no youtube

Jorge Ben Jor – Jorge da Capadócia

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SeDcDJ8JH3k

Seu Jorge – Alma de Guerreiro – Tema da novela Salve Jorge

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=EymX6G32CFU

Zeca Pagodinho – Pra São Jorge

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QKtXB0b8dTw#!

Maria Bethânia – De Aldir Blanc – Medalha de São Jorge

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XhNc8_Qxfeo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s